A Primeira Igreja Batista Ucraniana de São Paulo (Atual Igreja Batista Nova Vida), foi organizada em 29 de outubro de 1955, pela Igreja Batista Russa de São Paulo, hoje Igreja Batista Luz, no culto inaugural sob a liderança do Pr. Simão Molochenko, era estabelecida a mais nova Igreja de Cristo nesta cidade e no cenário Batista Brasileiro.

A princípio atuava junto as colônias ucranianas e eslavas residentes em São Caetano do sul, congregando-os em um ambiente de amor cristão, esta foi sem dúvida a marca desta igreja desde a sua fundação até hoje. Entre os membros fundadores estão entre nós o Pr. Dmytro Bucky e sua esposa Kateryna Bucky, testemunhas vivas de fé e dedicação a obra de Deus.

Os anos passaram e a Igreja floresceu e deu frutos para a Glória de Deus! Durante esses 64 anos de vida sempre sob a liderança principal do Espírito Santo de Deus, tivemos os seguintes pastores:

Pr. Simão Molochenko – 1955 a 1956 , Pr. Nikola Bezditko 1957 a 1960, Pr. Dmytro Bucky 1961 a 1965, Pr. Adam Bondarachek 1966 a 1967, Pr. Mikola Soltes 1968 a 1969, Pr. Dmytro Bucky 1970 a 1989, Pr. João Carlos Conovalov 1990 a março de 2019, Pr. Alberto Kenji Yamabuchi abril de 2019 ( atual).

Hoje a Primeira Igreja Batista Ucraniana de São Paulo “IGREJA BATISTA NOVA VIDA” totalmente brasileira, sob a liderança do Pr. Alberto Kenji Yamabuchi, exerce o seu ministério levando a mensagem do Evangelho, “Boas Novas de Salvação”, para todos os povos, anunciando ao mundo que só Jesus Cristo Salva.

Cremos na igreja, como corpo vivo de Cristo, sendo um lugar de oração, culto e louvor ao Único Deus Pai e pelo Espírito Santo crescemos em comunhão e amor cristão, em fé e santificação.

Agradecemos ao Senhor, porque tem nos abençoado sem medida durante todos esses anos. A Ele seja toda honra e Glória.

História IBNV